quinta-feira, 3 de junho de 2010

Barcelona - Faro pelas estradas mais bonitas

Pois assim tal e qual, uma ligação de Barcelona a Faro escolhendo a dedo as estradas mais bonitas do centro da Península Ibérica e evitando auto estradas. O objectivo era chegar a Faro para o início do famoso Portugal de Lés-a-Lés, que nesta edição 2010 conta com cerca de 1300 motos inscritas. E já que há que travessar toda a Espanha, pois que seja pelas zonas mais bonitas e por estradas secundárias. Dois dias com 720 km cada um e uma média de 13 horas na estrada, mas que valem bem a pena.

Saindo de Barcelona para sul o primeiro destino foi a serra do Maestrazgo, um conjunto de serranias e planaltos esquecidos no interior profundo da Comunidade Valenciana. Um ambiente solitário, salpicado de campos de papoilas nos vales mais verdes e com paredes descomunais de rocha calcária nas zonas mais altas.




Pelo caminho passa-se por aldeias particulares e lindíssimas como Morella, Mirambel ou Monroyo, sempre situadas nos cocurutos de picos montanhosos e com um castelo no topo.




No fim do Maestrazgo encontramos Cuenca. A cidade das famosas "casas colgadas" é lindíssima e uma coisa única. As casas estão literalmente penduradas sobre a "cuenca", ou seja, sobre a profunda e grande cova que se abre abaixo do promontório de pedra.




De Cuenca a rota proseguiu para Toledo. Sem dúvida uma das cidades mais magistrais de Espanha. Elegante, história e, por sorte, completamente vestida de gala nesta primera semana de Junho em que se celebra o Corpo de Cristo e toda a cidade está vestida a rigor.





A seguir a Toledo a rota seguiu-se em direcção ao Parque Nacional dos Montes de Toledo.
Um parque surpreendente, considerando que se deixa Toledo por uma zona de planície, rectas e sobreiros e de repente vemo-nos imersos numa mata de pinheiros e cedros que tem tanto de espectacular como de bucólica. São cerca de 80 km que se fazem em hora e meia por uma estrada estreitinha de asfalto cheio de buracos e remendos. A seguir a este Parque Nacional dos Montes de Toledo entra-se numa zona de barragens que também não é menos bonita. Os nossos vizinhos chamam-lhe a Ruta de los Embalses e passa pelas barragens que servem de berço ao rio Guadiana: o Embalse de Cijara e o Embalse de Garcia Sola. Muito bonito. A estrada recorta a margem das barragens, a 5 ou 6 metros dos mantos de água totalmente espelhados, num ambiente de sossego total. Não se vê vivalma, não há ninguém a fazer picnics, a vegetação acaba na água e o prazer de condução é imenso, já que a estrada aqui é de um alcatrão um pouco antigo, daquele amarelado, mas em bom estado e com curvas lentas muitos bem lançadas.

Sem comentários: